Alimentos ingeridos em grandes quantidades ou “pesados”, condimentados, dificultam a movimentação do diafragma (músculo importante para a respiração) e desacelera a digestão.
Gorduras contidas no leite e seus derivados (queijo, chocolate, sorvete, manteiga, iogurte…), bioquimicamente, aumentam a viscosidade do muco no trato vocal.
Tem- se novamente uma possível sensação de pigarro e prejuízo da ressonância, na articulação.
A cafeína contida no chá preto, chá mate, café, chocolate, etc, pode aumentar a acidez do estômago, contribuindo para o refluxo-gastro-esofágico.
Também cafeína, deixa a saliva mais espessa e desidrata a mucosa.
- Bebidas isotônicas e os chás de frutas (podem ser tidos como opcionais, pois beneficiam a reposição de perdas minerais que são eliminadas pela transpiração e urina).
- Maçã (aliada da boa voz) favorece tanto a articulação quanto a ressonância. Devido sua consistência mais dura, esforça mais a mastigação, estimulando os articuladores; também, como possui propriedade adstringente, ajuda a diminuir a saliva “pesada” da boca e da faringe.
- Abacaxi e frutas cítricas (laranja/limão) favorecem o relaxamento na musculatura da garganta, contribuindo para toda a dinâmica do trato vocal. Tais frutas aumentam a saliva e estimulam o maior número de deglutições.
Prefira: