mordida_aberta

A mordida aberta é uma forma comum de maloclusão relacionada com a postura dos tecidos moles.

A mordida aberta anterior simétrica é em geral devido a uma postura lingual interdental baixa. A língua está posicionada habitualmente entre os dentes, bloqueando o mecanismo de erupção contínua que em geral resulta em contatos relativamente homogêneos entre as arcadas antagonistas, na posição de máxima intercuspidação.

Uma mordida aberta anterior assimétrica resulta da postura habitual de um dedo ou outro objeto entre os dentes.

A mordida aberta lateral (simétrica ou assimétrica) resulta do hábito postural de interposição de língua e/ou do tecido da bochecha entre os dentes posteriores.

Há várias formas de se tratar uma mordida aberta, desde a interrupção do hábito deletério (como por exemplo retirar a chupeta da criança até os 3 anos de idade, geralmente há regressão espontânea), como também ortopedicamente com o uso de aparelhos ortopédicos funcionais (AOF’s), ortodonticamente com extrações de dentes, geralmente pré-molares e em último caso o tratamento cirúrgico.

Porém, será imprescindível a avaliação dos profissionais ortodontistas, ortopedistas dos maxilares e fonoaudiólogos para o diagnóstico e tratamento do paciente que apresenta a mordida aberta.

Deve-se levar em conta a idade do paciente, pois quanto mais precoce o diagnóstico mais rápido e eficaz será o tratamento proposto.

Compartilhe:

15 Respostas para “Mordida Aberta e tratamento”

Adicione um comentário
  1. Aproveitando a leitura da “mordida aberta”gostaria de tirar uma dúvida:
    O BRUXISMO (ranger de dentes) é um procedimento que deve ter o acompanhamento através da fonoaudiologia ou odontologia ?

    • Olá Hamilton! Em resposta à sua pergunta sobre o bruxismo gostaria de esclarecer que se trata de um distúrbio odontológico-psicológico, multifatorial, ou seja, possui várias causas e o diagnóstico deverá ser feito pelo cirurgião-dentista, embora profissionais da área da saúde que tenham acesso à cavidade bucal( fonoaudiólogos. fisioterapeutas, otorrinolaringologistas etc…) também podem identificar o problema caso haja desgaste dentário evidente, embora este desgaste muitas vezes pode ser suave e evoluir com o passar do tempo. Por isto, caso haja suspeita de bruxismo, o profissional mais capacitado para fazer o diagnóstico é o odontólogo.
      Coloco-me sempre à disposição para eventuais esclarecimentos e obrigado pela pergunta que ajudou no esclarecimento, inclusive para outras pessoas.
      Cordialmente, Dr. Eliano.

    • It’s spooky how cvleer some ppl are. Thanks!

  2. Is there a issue with the Style sheet here? I can’t read anything here without highlighting it with the mouse, because it’s all green. I’m using Firefox if it helps.

Deixe uma resposta