É importante que o trato vocal esteja hidratado, para que realize uma boa função. A hidratação é uma das importantes iniciativas para higiene vocal. Indicada para prevenção e tratamento dos distúrbios da voz, por possibilitar que a vibração das pregas vocais ocorra de modo livre e com atrito reduzido.

Quando  dormimos de boca aberta e estamos gripados, percebemos a necessidade de hidratação, de maneira bem evidente, por ocorrer um ressecamento acentuado e alteração de voz. Além disso, sugere-se uma maior hidratação também, para combater vários fatores que “pegam” a  umidade do aparelho fonador, como: ar condicionado, alguns medicamentos, cafeína, fumo, álcool e condições ambientais.

Antes e durante a atuação profissional, tome bastante água e tente, fazer repouso vocal, após o uso excessivo da mesma.

Indica-se de 3 a 6 copos de água, duas a três horas antes, do período de maior uso da voz, que, assim, possibilita a diurese e coloca a mucosa,  numa condição vibratória boa, para a prática de exercícios de aquecimento vocal, favorecendo também, o aumento da resistência vocal.

Sucos e bebidas isotônicas também podem ser ingeridos. A quantidade sugerida garante a reposição das perdas, pela transpiração e a urina.

Hidratação direta: é obtida pela umidificação do ambiente (vaporizadores, sáuna úmida), inalação de vapor, aproveitando a rotina diária do banho (chuveiro)…

Observe:
  • Sua boca fica seca, diante de uma situação estressante?
  • Sua  fala e a voz ficam prejudicadas denunciando, um possível,  nervosismo?
  • Dica: Se proponha a dar pequenas “mordidinhas” na ponta da língua, o que  aumenta a salivação e favorece a hidratação do trato vocal.

Compartilhe:

15 Respostas para “A importância da hidratação”

Adicione um comentário

Deixe um comentário