professor

Erroneamente, se pensava que os Distúrbios Vocais aconteciam por falta de conhecimento e preparo dos profissionais que utilizam a voz, como “forma de trabalho”, seja ele ator, cantor, apresentador, professor, teleoperador, entre outros.

Atualmente é reconhecido que a organização do próprio trabalho e fatores ambientais, contribuem para a ocorrência de distúrbios relacionados à Voz.

Ambientes ruidosos ou que apresentem barulhos de grande intensidade (próximos de seu local de atuação) alimentação ruim, excesso de atividades e noites mal dormidas, “podem” piorar o contexto.

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores que utilizam primordialmente a voz, procuram tardiamente tratamento. Muitos não buscam informações básicas e/ou consideram desnecessário um acompanhamento (direcionado) vindo a apresentar, por vezes, perda da Voz (Afonia).

Como exemplo, os professores são alvo da maioria das pesquisas. Eles representam aproximadamente dois milhões e meio de trabalhadores no Brasil, que precisam se afastar do serviço ou relatam que tiveram que mudar as atividades em classe, por alguns dias, em decorrência de uma alteração vocal, preferindo interromper a aula expositiva e ministrar uma vídeo-aula, como também, o uso de microfone, para salas que tem 50 alunos ou mais.

Como estes recursos não são disponíveis em rede pública: previna-se, oriente-se e permita-se uma avaliação.

A fonoaudiólga, o médico do trabalho e o otorrinolaringologista tem possibilidade de atuar no exame, diagnóstico e tratamento da Voz, como também, promover a saúde e prevenir distúrbios Vocais.

Compartilhe:

1 Resposta para “A importância da voz no trabalho”

Adicione um comentário
  1. That’s raelly thinking out of the box. Thanks!

Deixe uma resposta